Cidade/Abismo (2018)

Escrito e dirigido por Leandro Bacelar, CIDADE/ABISMO caminha por uma dramaturgia multi-fragmentada, não cronológica, que aborda linhas narrativas diversas. Uma Cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma Mulher que assiste um corpo cair de uma ponte mas testemunha a não chegada dele à superfície do mar, um Atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas, uma Mãe que possui uma bala caminhando pelo seu corpo e uma Blogueira que produz falsas notícias. Esses e outros vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos.

O texto e a encenação são de Leandro Bacellar e o Grupo Teatro Empório contou com a participação de Marco André Nunes da Aquela Cia. De Teatro, Miwá Yanagizawa e Liliane Rovaris do Areas Coletivo, que colaboraram para produzir em cena um universo de relações tecido pelos abismos produzidos pela cidade. A Iluminação é de Renato Machado, Figurinos e Cenário de Ramon Alcântara e Trilha Sonora de Rach Araújo.

No elenco original estão Carolina Lavigne, Diego Carneiro, Luiz Fernando Lopes, Marcela Bull, Nívia Terra, Ramon Alcântara e Stace Mayka.

A cautela em se tratar de um assunto como este é radical. As estatísticas sobre o suicídio não param de aumentar no Brasil e em todo o mundo. Portanto, há de se ter cuidado no discurso levado ao palco num tema tão forte, polêmico e árido. “ A questão principal é não romantizar o suicídio” e não incorrer, desse modo, no efeito Werther. O Grupo optou por desenvolver uma dramaturgia em torno das pessoas que ficam, segundo a OMS, em média, seis pessoas são diretamente afetadas por um suicídio.

O foco é teatralizar a queda. O abismo como interrupção, como ruptura. A cidade como responsável por quem somos e por nos impedir de ser o que desejamos. A cidade como provedora de Abismos.

O processo de construção do espetáculo partiu de discussões, entrevistas e pesquisa teórica em que o tema fora exaustivamente debatido.

O espetáculo realizou apresentações e temporadas na cidade de Vitória-ES e No Rio de janeiro.

A montagem está aprovada em projeto da Lei de Incentivo Fiscal Federal (Lei Rouanet), porém, com captação de 15% do valor do projeto. Se você souber de alguém ou de alguma empresa interessada em investir em teatro e no espetáculo, e para que o projeto possa realizar mais 24 apresentações, entre em contato conosco pelo e-mail producao@teatroemporio.com.br

Duração do espetáculo: 80 minutos
Classificação Etária: a partir de 14 anos
Gênero: Drama/Tragédia

Realização: Grupo Teatro Empório

Siga-nos nas redes sociais:

@cidadeabismo

@grupoteatroemporio

www.facebook.com/grupoteatroemporio/

Dramaturgia e Encenação
LEANDRO BACELLAR
Colaboração criativa
MARCO ANDRÉ NUNES
Colaboração Artística
LILIANE ROVARIS e MiWÁ YANAGIZAWA
Direção de Produção
LEANDRO BACELLAR E RAMON ALCÂNTARA
Trilha Sonora Original
RACH ARAÚJO
Elenco
|CAROLINA LAVIGNE | DIEGO CARNEIRO |
MARCELA BÜLL| NÍVIA TERRA| LUIZ FERNANDO
LOPES | LARISSA SIQUEIRA| RAMON
ALCÂNTARA
Desenho de Iluminação
RENATO MACHADO
Cenografia, Figurinos e Adereços
RAMON ALCÂNTARA
Coordenação de Palco e Montagem
MAURÍCIO RAMOS DE AGUIAR
Fotografias de Cena
CATARINA CARVALHO E LAYSA SANTIAGO
Programação Visual
LEANDRO BACELLAR
Direção de Produção
LEANDRO BACELLAR E RAMON ALCÂNTARA
Produção Executiva
MARCELA BÜLL
Assistência de Produção
DAYANNE LOPES
Realização
GRUPO TEATRO EMPÓRIO