E AGORA?

Antes da Pandemia começar em Março deste ano, o Grupo Teatro Empório estava se preparando, e já havia começado a preparar as ações pertinentes ao novo repertório do Grupo que incluía a estreia de um Shakespeare, uma remontagem e a estreia de um trabalho inédito. Haveria três trabalhos teatrais novos nas praças do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Fizemos fotos lindas com o renomado fotógrafo Renan Olivetti para o lançamento do novo conteúdo. O Planejamento estratégico estava tomando forma…

Para esses trabalhos, ingressariam no GTE mais de oito atores dispostos a trabalharem no risco e sem receber salário. E isso é triste. Já estávamos trabalhando com a ideia de trabalhar sem dinheiro de edital ou rouanet.

Mas tudo mudou para todo mundo, para todos e para o teatro.

Infelizmente a Rouanet está parada. E já estava caindo aos pedaços em janeiro deste ano. Durante a Pandemia, pensamos em como fazer teatro, mas honestamente, algo nos abateu. Ficou difícil pensar numa saída eu não fosse teatro on-line, ou leituras pela internet, e eu, como diretor artístico do grupo não consegui achar que a nossa pesquisa estava pronta ou no caminho de ser aproveitada com qualidade para a internet, onde não há exatamente a triangulação imediata.

Toda a pesquisa do GTE, para 2021/2022, estava trabalhando com a ideia da presentificação do público durante o acontecimento teatral, e coma plateia como parte necessária para a criação das imagens cênicas. Portanto, poderíamos ter feito a transposição da pesquisa para o teatro on-line, e conseguimos? Não.  Nós, os trabalhadores teatrais, estávamos preocupados com nossa sobrevivência, e não só a saúde era a preocupação mas também com a manutenção da vida como a maior parte do mundo.

Mas e agora?

Agora estamos recomeçando a pensar. Estamos voltando a ver como será possível a nossa volta aos palcos. Para os grupos teatrais menores e desconhecidos pela mídia, como nós, é sempre mais difícil pautar, conseguir apoios e patrocínios, e a bilheteria não paga os custos infelizmente.

Mas nós estamos imbuídos de fazer de uma forma ou de outra e vamos chegar às plataformas digitais também. Vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para alcançar vocês. Estaremos juntos, como queremos. No teatro não há missão fácil, fiquem ligados no nosso instagram  e na nossa página do facebook, @grupoteatroemporio  e no nosso site.

Grupo Teatro Empório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *