ENCONTRO DE POVOS DE TERREIRO – o grito dos tambores ancestrais

Em novembro de 2023 aconteceu a primeira edição do Encontro de Povos de Terreiro no território da Pequena África, Rio de Janeiro. Com produção da Matamba Produções e do Grupo Teatro Empório. Foram 3 dias de evento que celebraram um dos mais antigos meios de comunicação: o tambor.

No momento em que o preconceito, a intolerância religiosa e o racismo se manifestam em diferentes manifestações – institucional, cultural, raças, gênero, religioso, ecológico, é urgente unir as vozes, criar espaços coletivos de acolhimento, esclarecimento, informações, aprendizados, trocas, enfrentamento e manifestações culturais e religiosas em toda sua diversidade, preservando as identidades e ao mesmo tempo o reforço coletivo de todas as manifestações afro-ameríndias que povoam esse universo de diversidade chamado Brasil – brasilidades.

O evento é uma realização do Centro Cultura Única,  e da União Umbandista Luz Caridade e Amor, e a proggramação contou com diversas atividades. No primeiro dia, houve a exibição do Filme “Pequena África” e palestras com a Chef Leila Leão e André Nascimento. No dia 25 de novembro houve cortejo com a Cia. de Mystérios e Novidades, Festival competitivo de Curimba, apresentações de Letícia Ventania, Atabloco e Tambores de Olokum.

No domingo dia 26 de Novembro a proigramação contou com oficina para crianças com o Armazem Cultural das Artes, roda de bate papo, e apresentações com a Curimba da Única, Tambores de Ayan, Gleu Cambria, Awure Mirim, André Nascimento e os Encantados e e Samba que elas Querem com participação de Rita Beneditto. Foram dias intesnsos de uma programação muito diversa para celebrar as religiões de matriz africana e o ponto de união entre todas elas: o tambor.

    

O evento é múltiplo e diverso, abrangendo as seguintes atividades:

. FESTIVAL DE CURIMBA – CONCURSO COM PREMIAÇÃO.

. FEIRA DE ARTESANATO

. GASTRONOMIA DE TERREIRO

. APRESENTAÇÕES MUSICAIS E ARTÍSTICAS

. RODAS DE CONVERSA

. PALESTRAS E WORKSHOPS

. SHOWS MUSICAIS

O CENTRO CULTURA ÚNICA

O Centro Cultura Unica é uma instituição cultural localizada na região da Pequena África, no coração do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é promover e enaltecer a cultura em todas as suas manifestações. Ao abordarmos a cultura, colocamos especial ênfase na valorização da riqueza e diversidade da cultura afro-ameríndia, reconhecendo sua importância para a nossa identidade e propósito, sempre embasados nos conhecimentos espirituais e ancestrais.

O centro cultural é mantido pela dirigente Sara Pinheiro, e fomentado por artistas e agentes culturais. Mantém assim, mostra e venda de artesanato, mostra e venda de pinturas em telas entre outros produtos e artigos artísticos e religiosos de matriz africana e indígena. O Centro de Cultura Única oferece à comunidade cursos de violão, atabaque, teatro, dança, violão, canto, boxe e jiu-jitsu.

Ainda sim, o espaço realiza eventos culturais, palestras, workshops, e apresentações de música, teatro e dança.

QUEM CRIOU E EXECUTA O PROJETO:

Sara Pinheiro, Idealizadora e Curadora do projeto é mulher Preta, umbandista e dirigente de Terreiro. Leandro Bacellar e Ramon Alcântara são diretores de produção, umbandistas e pessoas LGBTQIAPN+.

O grupo Teatro Empório além de atuar na produção e realização do projeto junto a Matamba Produções, também ofereceu as atividades de vivências e Workshops teatrais com a atriz e cantora Nívia Terra.

PEQUENA ÁFRICA

Estar nesse solo, tem um significado de extrema relevância, pois a região é conhecida como lar primeiro da comunidade afro-brasileira, sendo um marco histórico e cultural e onde se localizam importantes espaços:

. Cais do Valongo – reconhecido em 2017, como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, representa a memória do tráfico de escravos e resistência cultural e política.

. Cemitério dos Pretos Novos – localizado onde se situava o maior cemitério de escravos das Américas

. Pedra do Sal – considerada um dos maiores marcos da africanidade brasileira.

QUANDO E ONDE:

Datas: 24,25 e 26 de Novembro de 2023

Horários: 24 de novembro – 16h as 22h

25 de novembro  – 9h as 22h

26 de novembro  – 9h as 22h

Ingressos Gratuitos.

Classificação: Livre, entrada de menores de 18 anos somente com os pais ou responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *