É Tudo Mentira

ESPETÁCULO INÉDITO, “É TUDO MENTIRA” ESTREIA EM GUAÇUÍ -ES

Realizada pelo Grupo Teatro Empório para celebrar seus 20 anos, a comédia dramática metalinguística mostra os bastidores de uma companhia que, tentando encenar Shakespeare, descobre que a realidade pode ser tão intensa quanto a própria ficção.

Que o teatro sempre foi um lugar de grandes emoções, é sabido. Mas os bastidores, espaço que sempre desperta curiosidades, também pode aflorar emoções variadas, inclusive em quem está em cena. E é nas coxias de uma companhia de teatro que tenta montar “Hamlet” que se passa “É Tudo Mentira”, novo espetáculo do Grupo Teatro Empório, que celebra seus 20 anos estreando dia 24 de Maio às 19h no Teatro Fernando Torres em Guaçuí-ES. Trazendo à cena uma realidade que pode ser ainda mais intensa do que a própria ficção, a comédia dramática é dirigida pelos capixabas Larissa Siqueira e Leandro Bacellar, que também assina a dramaturgia, acompanha Tito, um diretor obcecado por sua visão artística, e seu elenco caótico. Rivalidades, inseguranças e um patrocínio instável colocam a montagem em risco. O espetáculo tem consultoria de direção de Márcio Vito

Nascida do desejo de explorar o caos e a poesia dos bastidores do teatro, a peça teve como ponto de partida experiências reais enquanto artistas da cena, mas está longe do desejo de retratar apenas os encantos do palco. Embora o pano de fundo seja o teatro e suas idiossincrasias, a história poderia acontecer em qualquer outro ambiente humano onde existam tensões, disputas de ego, inseguranças e jogos de poder. Com um texto ágil e repleto de humor ácido, “É Tudo Mentira” questiona os limites entre a arte e a realidade, expondo as fragilidades e vaidades de quem vive pelo teatro. 

“Assim como ‘Hamlet’ usa o teatro para expor uma verdade oculta, jogamos com os limites entre a encenação e a vida dos atores, criando paralelos entre os conflitos ficcionais e os dramas reais que se desenrolam nos bastidores. O processo de criação dramatúrgica foi colaborativo, testamos cenas, exploramos improvisações e buscamos construir personagens que fossem simultaneamente cômicos e trágicos, humanos e teatrais. Além disso, estruturamos o espetáculo de forma a espelhar ‘Hamlet’ não apenas tematicamente, mas também na dinâmica dos personagens e na maneira como a ficção se infiltra na realidade”, adianta Leandro Bacellar. 

O resultado é um espetáculo que transita entre a metalinguagem e a comédia dramática, trazendo um olhar crítico, mas não menos apaixonado, sobre o universo teatral. “Dentro de um grupo de teatro surgem tensões que vão muito além da criação artística: há as crises financeiras, as disputas de ego, os cansaços invisíveis, os afetos mal resolvidos e, sobretudo, as estruturas de poder que muitas vezes se disfarçam de coletividade. Essa peça não pretende retratar ‘o teatro’ como um todo, nem oferecer uma visão generalista sobre grupos artísticos. Ao contrário, queremos mostrar um grupo específico, com suas particularidades, suas contradições e suas pequenas tragédias cotidianas”, reforça a diretora Larissa Siqueira.

E se o fazer teatral na prática já não é algo simples, desenvolver um texto metalinguístico permeado por questões que soem reais tampouco o é. E dentre todos os desafios da montagem, para Leandro, que ainda acumula o desafio de estar em cena, o maior deles foi encontrar o tom certo para equilibrar a leveza da comédia com a profundidade dos sentimentos envolvidos. “Usamos a ironia e o absurdo para mostrar como os relacionamentos dentro e fora do palco se confundem, trazendo situações que podem ser engraçadas, mas também extremamente dolorosas”, frisa o diretor.

E para quem se pergunta como é celebrar 20 anos de uma companhia teatral falando sobre os bastidores de uma, a resposta chega fácil. “A peça fala justamente sobre o que nos move: a paixão pelo teatro. E fala sobre a linha tênue entre realidade e ficção, sobre como as emoções de um ator no palco nunca estão completamente separadas das suas emoções na vida real. Fazer teatro é resistência. O Grupo Teatro Empório surgiu num momento em que os desafios eram outros, e fomos nos adaptando e nos moldando pra chegarmos até aqui. Olhar para trás e ver tudo o que construímos e os desafios superados nos dá uma sensação de orgulho e gratidão. São 20 anos dedicados ao teatro independente, acreditando na força da arte e no poder da cena”, conclui Leandro.  

O espetáculo acontece com patrocínio do FUNCULTURA e do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Cultura. 

SERVIÇO

Espetáculo: “É Tudo Mentira”
Local: Teatro Municipal Fernando Torres
Endereço: Av. Francisco Lacerda Aguiar, s/n – Guaçuí, ES

Datas e horários:

  • 24 de maio (sábado)
    • Ensaio aberto gratuito às 16h
    • Sessão às 19h
  • 25 de maio (domingo)
    • Sessões 16h e às 19h

Ingressos: Gratuitos – retirada na bilheteria a partir de 1 hora antes de cada sessão
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Instagram: @grupoteatroemporio


FICHA TÉCNICA: 

Dramaturgia: Leandro Bacellar

Direção: Larissa Siqueira e Leandro Bacellar 

Consultoria de Direção: Márcio Vito

Trilha Sonora: Rach Araújo

Direção de Produção: Leandro Bacellar

Produção Executiva: Dayane Lopes

Assistente de Produção: Amanda Madureira |Nívia Terra

Direção de Movimento: Raisa Mousinho

Elenco: João Vitor Novaes, Leandro Bacellar, Letícia Lecker (Stand In), Lorrana Mousinho, Luiz Fernando Lopes, Nívia Terra e Raisa Mousinho. 

Cenário: Leandro Bacellar e Ramon Alcântara

Figurinos: Ramon Alcântara

Iluminação: Lara Cunha 

Cenotécnico: Bahia

Operação de Luz: Dayane Lopes  

Operação de Som: Amanda Madureira

Conteúdo e Mídias Sociais: Leonardo Cabral

Fotos de Estúdio: Camilla Guimarães

Design Gráfico: Leandro Bacellar

Produção: Matamba Produções 

Realização: e Cria – Colaboratório Cultural, 

Grupo Teatro Empório e Matamba Produções