O Grupo Teatro Empório

– O GTE –

O Grupo Teatro Empório foi criado em 2003 e trabalha no desenvolvimento de um teatro que se articule com os procedimentos da contemporaneidade. Com o objetivo de gerar novas abordagens e novos pontos de vista em relação a cena, o GTE tem se pautado pela pesquisa de linguagem, síntese de elementos cênicos e por privilegiar o trabalho do ator em seus projetos.

O grupo pesquisa acerca dos gêneros dramáticos e as relações entre cada um deles e outras linguagens artísticas, principalmente com o cinema. Desde o início, o trabalho foi conduzido diante do gênero dramático proposto para cada montagem.

Composto por Diego Carneiro, Nívia Terra, Ramon Alcântara, Stace Mayka e Leandro Bacellar. O grupo trabalha constantemente com a atuação de atores e diretores convidados, como Viniciús Arneiro, Zé Henrique de Paula, Zé Renato Pécora, Fernando Mello da Costa, Miwá Yanagizawa e Marco André Nunes.
Sem fórmulas e sem métodos definidos, o GTE sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, que não só monta espetáculos, mas que se propõe também a uma permanente reflexão sobre a ética do ator e do teatro, inserido em um amplo universo social e cultural.